Notícias Voltar

O Grupo Folclórico Polonês Auresovia em seus 89 anos, participou do 47° Festival Internacional de Nova Petrópolis.O Grupo Folclórico Polonês Auresovia em seus 89 anos, participou do 47° Festival Internacional de Nova Petrópolis.

30/07/2019 Assessoria de Imprensa

O Grupo Folclórico Polonês Auresovia em seus 89 anos, participou do 47° Festival Internacional de Nova Petrópolis.

Denominada Capital Polonesa dos brasileiros, Áurea é conhecida pela grande concentração de descendentes poloneses, oriundos dos primeiros imigrantes que chegaram para colonizar e desbravar as terras do Alto Uruguai. Os imigrantes trouxeram na bagagem a força, a bravura e a perseverança do povo polonês, além de suas tradições e cultura, que ainda são mantidas.
As primeiras manifestações artísticas de cultivo às tradições e ao folclore começaram a ser desenvolvidas pelas Irmãs da Sagrada Família de Maria, que fundaram, em 3 de maio de 1930, o primeiro grupo de danças folclóricas, batizado na época de Orzel Bialy. Em 1950, devido questões sócio-políticas que impediam o uso de nomes estrangeiros, o Grupo passou a se chamar Águia Branca, tradução literal do nome de fundação do grupo.
No ano de 1981, o grupo sofreu mais uma alteração em seu nome, passando a se chamar Auresovia e foi reestruturado pela Irmã Rosália Krupinski, com apoio do Padre Josef Wojnar, que teve um importante papel não só área cultural, mas também na emancipação do Município. Sete anos após seu restabelecimento, o grupo teve seu registro formalizado, denominando-se então, Grupo Folclórico Polonês Auresovia.
Cultivando uma tradição de mais de 80 anos em folclore e cultura polonesa, o Grupo Auresovia continua permeando a importância de manter vivos os costumes e tradições de seus antepassados, difundindo a cultura do povo polonês por onde passa. O Auresovia é composto por 45 dançarinos, divididos nos elencos Mirim, Juvenil e Adulto. O grupo desempenha papel fundamental na formação de crianças e jovens, por meio da arte, cultura e folclore.
Forte abraço estamos a Disposição para qualquer esclarecimento.

 





Compartilhar:
| WhatsApp