A preciosa tradição polonesa do Optatek, o pão ázimo.A preciosa tradição polonesa do Optatek, o pão ázimo.

21/12/2023 Assessoria de Comunicação

A preciosa tradição polonesa do “Op?atek”, o pão ázimo

Áurea a Capital Polonesa do Brasil e dos Brasileiros vivenciou a preciosa tradição polonesa de partir o “Op?atek”, o pão ázimo, junto a Praça João Paulo II na noite deste dia 20 de dezembro, com a participação das Irmãs da Sagrada Família de Maria, Grupo Folclórico Polonês AURESOVIA, Caminhos Poloneses: Trilha do Imigrante e Resgatando a História, Amigas do Artesanato, BRASPOL, Alunos da Língua Polonesa e Professor polonês Sr.Marek Jankowski, Grupo de Cantos Recordações de Áurea, presença especial, do Coral Municipal Vox in Cantus de Viadutos/RS, autoridades e demais.

A tradição da partilha do “Op?atek” tem sobrevivido à prova do tempo e ainda é celebrada em muitas partes do mundo, por onde os imigrantes poloneses levaram esta linda tradição.

Veja todas as fotos Clicando aqui.

Em muitos lares poloneses, dentro e fora da Polônia, existe uma tradição familiar altamente estimada que consiste em partir o “Op?atek” (pão ázimo) na véspera de Natal em cada família, e começa com o aparecimento da primeira estrela no céu, e então a família dirigi-se até a mesa da ceia natalina, É lido o Evangelho de Lucas que narra o nascimento de Jesus. Após o pai, ou o membro mais velho da família, começa a cerimônia tomando o “Op?atek”, partindo o primeiro pedaço dele e dando-o para a esposa. Ao fazê-lo, ele pode compartilhar breves palavras de agradecimento, votos de boa saúde ou pedido de perdão. Depois dessa partilha inicial, o “Op?atek” é compartilhado com cada membro da família de maneira semelhante, começando pelos mais velhos até os mais novos.

As pessoas se cumprimentam, pedem desculpas e pegam um pedacinho do pão um do outro e ingerem. Uma vez distribuído o “Op?atek”, começa a ceia.

É, de fato, uma bela tradição a ser “copiada”, pois ela mantém o verdadeiro “espírito do Natal” e une a família para celebrar o Nascimento de Jesus Cristo.

Após a cerimônia do “Op?atek”, houve uma confraternização e verdadeira partilha com o que cada um trouxe para a mesma, no espírito de Natal.