Prefeito Jorge e o secretário estadual Busato se reúnem em Porto AlegrePrefeito Jorge e o secretário estadual Busato se reúnem em Porto Alegre

11/12/2021 Assessoria de Imprensa

O prefeito de Áurea, Jorge, se reuniu nesta segunda-feira (13/12), com o secretário estadual de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedur), Luiz Carlos Busato. No encontro, o prefeito aprovou o texto da minuta do termo de convênio que será assinado na próxima semana entre Estado e Município dentro do programa Pavimenta. Áurea foi uma das 176 cidades contempladas na primeira etapa do programa. O anúncio foi realizado no último dia 8 de dezembro durante um ato no Palácio Piratini. Na oportunidade, o governador Eduardo Leite e o secretário Busato anunciaram o aporte de R$ 177,8 milhões para essa primeira etapa, mediante contrapartidas das prefeituras. O valor corresponde ao dobro do que o Estado empenhou em convênios com municípios para pavimentação urbana nos últimos 10 anos. O lançamento da próxima etapa do programa deve ocorrer ainda neste ano, com o anúncio de mais um grupo de municípios contemplados com recursos para 2022.

O Pavimenta beneficiará projetos de infraestrutura rodoviária incluindo obras de pavimentação (asfalto ou bloco de concreto), terraplanagem, drenagem e micro drenagem (meios-fios, bocas-de-lobo e redes), sinalização e acessibilidade. O objetivo é promover o fomento à cultura e ao turismo, acesso a bens, serviços e equipamentos públicos e aprimorar as condições para escoamento da produção, melhorando por consequência a qualidade de vida de todos os cidadãos.

Para Busato, a adesão expressiva ao programa é fruto de um forte posicionamento da gestão estadual de modernizar o Estado. “O governador está fazendo um trabalho de reequilíbrio das contas e promovendo reformas estruturantes e necessárias, com o apoio da nossa Assembleia Legislativa. Com isso, devolveu o poder de investimento ao Estado e tem sido o parceiro número 1 dos prefeitos e prefeitas. O Pavimenta é um programa que me orgulho em fazer parte, porque atende especificamente as necessidades dos municípios apontadas pelos prefeitos e que vai fazer a diferença”, acrescentou.

Em Áurea, será realizada a pavimentação asfáltica na avenida Rio de Janeiro, com extensão de 250 metros, que beneficiará a trafegabilidade no acesso a VRS 477, o escoamento da produção e o desenvolvimento econômico da região. O valor total da obra será de R$ 299.128,55, sendo que R$ 254.259,27 será o valor destinado pelo Estado e R$ 44.869,28 de contrapartida do Município.