Você está em: Home / Governo / Aquisições / Retroescavadeira
A+ A- texto
normal

Retroescavadeira

O ministro do Desenvolvimento Agrário, Pepe Vargas, entregou nesta segunda-feira (15/7) 65 retroescavadeiras para 54 municípios gaúchos contemplados pelo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2). A solenidade aconteceu em Erechim, no norte do Estado, e contou com a presença do governador Tarso Genro. Representou a Famurs no evento, o prefeito anfitrião e também 3º vice-presidente da Federação, Eloi Poltronieri.

Com o custo de R$ 10 milhões, as máquinas compradas pelo governo federal serão utilizadas para a conservação de estradas rurais nas cidades. Segundo o prefeito Carlos Catto, de Chapada, um dos municípios beneficiados, a manutenção das pistas é essencial para a atividade leiteira. "O leite necessita ser recolhido diariamente e, para isso, as estradas precisam estar em boas condições", contou Catto.

Até o momento, o Estado já recebeu 341 máquinas, entre retroescavadeiras e motoniveladoras: um investimento total de R$ 67 milhões. De acordo com Pepe Vargas, o objetivo é melhorar a condição de vida de toda a população que mora nos pequenos municípios. "Inicialmente, quando pensamos na melhoria das estradas vicinais, pensamos no escoamento da safra. Mas não é só isto. São por estas estradas que transitam as ambulâncias e os ônibus escolares", enfatizou o ministro.

Veja a relação dos 54 municípios contemplados:

Foram beneficiados com as retroescavadeiras os municípios de Água Santa, Aratiba, Áurea, Barão de Categipe, Barra do Rio Azul, Barra Funda, Barracão, Benjamin Constant do Sul, Boa Vista do Incra, Campinas do Sul, Capão Bonito do Sul, Carlos Gomes, Centenário, Chapada, Charrua, Colorado, Cruzaltense, Entre Rios do Sul, Erebango, Erval Grande, Estação, Faxinalzinho, Floriano Peixoto, Fortaleza dos Valos, Gaurama, Getúlio Vargas, Ibiaçá, Ipiranga do Sul, Itatiba do Sul, Jacutinga, Lagoa dos Três Cantos, Lagoa Vermelha, Machadinho, Marcelino Ramos, Mariano Moro, Maximiliano de Almeida, Não-Me-Toque, Nova Boa Vista, Novo Barreiro, Paim Filho, Palmeira das Missões, Paulo Bento, Ponte Preta, Quatro Irmãos, Quinze de Novembro, Ronda Alta, Saldanha Marinho, Sananduva, Santa Bárbara do Sul, Santa Cecília do Sul, Santo Expedito do Sul, São João da Urtiga, São José do Ouro, São Valentim, Sarandi, Delbach, Sertão, Severiano de Almeida, Tapejara, Tapera, Três Arroios, Tupanci do Sul, Viadutos e Vila Lângaro.