o Excelentíssimo Sr. Prefeito Municipal Antonio Jorge Slussarek apresenta prioridade do município de ÁUREA ao secretário da Casa Civil, Márcio Biolchi.

Data: 22/03/2017

O secretário da Casa Civil, Márcio Biolchi, recebeu nesta terça-feira, 21, prefeitos e secretários municipais dos 32 municípios integrantes da Associação dos Municípios do Alto Uruguai (AMAU), acompanhados do deputado estadual Gilberto Capoani. O grupo também foi recepcionado pelo governador José Ivo Sartori.

As lideranças municipais entregaram ao secretário um documento com prioridades da região, especialmente nas áreas da saúde, infraestrutura, transporte, cultura, esporte e turismo, e segurança.

O prefeito de Jacutinga e presidente da AMAU, Carlos Alberto Bordin, destacou que as demandas apresentadas foram construídas pelos 32 municípios e são uma síntese das necessidades enfrentadas pelos mesmos. Bordin solicitou apoio e parceria da Casa Civil no atendimento das reivindicações, acrescentando que o documento também seria entregue nas secretarias estaduais com as suas respectivas demandas.

Das sugestões apresentadas, destaca-se a ampliação dos tetos físicos e orçamentários para os procedimentos de média complexidade e de contratualização da tabela do SUS com a Fundação Hospitalar Santa Terezinha, de Erechim, e a liberação de recursos para a realização de mutirão de cirurgias nas áreas de traumatologia, ortopedia e oftalmologia. Na área da infraestrutura rodoviária, foi solicitada a criação de um cronograma de retomada de obras e início de outras, de importância vital para a economia e desenvolvimento do Alto Uruguai. Para a segurança, a solicitação foi de destinação de policiais civis para integrar o efetivo na região.

O prefeito de Barra do Rio Azul, Marcelo Arruda, pediu prioridade para o acesso asfáltico e para a finalização das obras iniciadas. O prefeito de Barão de Cotegipe, Vladimir Farina, pediu prioridade para a infraestrutura. Já o gestor de Aratiba, Guilherme Granzoto, acredita numa parceria com o Estado para a viabilização de 12 quilômetros de acesso asfáltico  da RS- 420.

Márcio Biolchi agradeceu a presença de todos, em nome do Governo do Estado, afirmando que irá buscar informações juntos aos colegas no sentido de acolher as demandas. "Vivemos um momento de transformações, trabalhando para que os projetos enviados à Assembleia Legislativa e as definições em Brasília, especialmente sobre a dívida do Estado, possam auxiliar a  transformar o cenário de dificuldades financeiras do Rio Grande do Sul", disse.

Assinam o documento os prefeitos Guilherme Granzoto (Aratiba), Antônio Slussarek (Áurea), Vladimir Farina (Barão de Cotegipe), Marcelo Arruda (Barra do Rio Azul), Itacir Hochmann (Benjamin Constant do Sul), Neri Montepó (Campinas do Sul), Egídio Moreto (Carlos Gomes), Hilário Colassa (Centenário), Valdesio Della Betta (Charrua), Kely Longo (Cruzaltense), Jairo Leyter (Entre Rios do Sul), Valmor Tomazini (Erebango), Luiz Schimidt (Erechim), Agostini Sinski (Erval Grande), Humildes Camargo (Estação), Celso Pelin (Faxinalzinho), Orlei Giaretta (Floriano Peixoto), Leandro Puton (Gaurama), Maurício Soligo (Getúlio Vargas), Mário Ceron (Ipiranga do Sul), Adriana Tozzo (Itatiba do Sul), Juliano Zuanazzi (Marcelino Ramos), Irineu Fantin (Mariano Moro), Pedro Lorenzi (Paulo Bento), Ademir Sakrezenski (Ponte Preta), Adilson De Valle (Quatro Irmãos), Cleomar Scandolara (São Valentim), Edson Rossatto (Sertão), Milto Vendruscolo (Severiano Almeida), Lírio Zarichta (Três Arroios) e Claiton Brum (Viadutos).

Também participaram da audiência outras lideranças do Alto Uruguai: o vice-prefeito de Cruzaltense, Nelson Jones Franklin da Silba, Jackson Arpini, de Erechim, Ari Gaspareto de Benjamin Constant, Caroline Dreier de Erebango, Carlos Antonio Bernieri, de Sertão, Elgido Pasa, vice-prefeito de Getúlio Vargas, Suzinei Schneider, vice-prefeito de Erval Grande, Luiz Valdecir Pertuzzatti, vice-prefeito de Três Arroios, Evandro Carbonera, Secretário de Administração de Severiano de Almeida, vereador Vinicius Anziliero de Erechim.

Gallery_big_e55797fa3e5b89aa56c239851de6d1ce
Márcio Biolchi.jpg